Como duplicar a matriz ideal
sendo imperfeito

Olá Amigo,

Na última lição, falamos sobre as qualidades desejáveis de um líder e os defeitos que não podemos duplicar na organização. Porém, como fazer isso sendo reconhecidamente imperfeitos?

A resposta é muito simples: promovendo a matriz ideal definida pelos líderes da sua empresa (pelo Sistema), com ênfase suficiente para ofuscar suas próprias falhas.

Em outras palavras, você tem que sair do foco e deixar que o Sistema trabalhe por você neste sentido. Afinal, o conjunto de habilidades e conhecimentos reunido por eles é muito mais confiável que a capacidade individual de cada um.

Além disso, promover a matriz ideal do Sistema é uma forma inteligente de fazer com que os seus downlines ganhem autonomia e não dependam de você para desenvolver o negócio. Assim, eles podem seguir no ritmo deles, liberando você para fazer o mesmo.

Enterrando o próprio ego
Para o Marketing Multinível funcionar e a duplicação acontecer de forma acelerada, todos devem pensar coletivamente, se inspirar, seguir e trabalhar pelo Sistema. Ele tem que ser promovido como a única referência confiável, gerando alinhamento e nivelando sempre por cima.

Eu sei que às vezes é difícil controlar a criatividade, mas ser humilde neste negócio é uma questão estratégica. Aqui neste ponto, você tem que aprender a controlar o seu ego, pois o seu maior objetivo é tornar-se dispensável e conquistar a liberdade financeira. Você quer que a máquina continue girando, mesmo sem a sua presença. De preferência, na velocidade mais rápida possível!

Sem contar que esse mecanismo é a única forma de garantir a qualidade da sua duplicação em profundidade. Afinal, por melhor que você seja, não dá para selecionar as pessoas que vão entrar na sua organização. Você quer que todas elas entrem, tragam muitas outras, e que todas evoluam, sem depender da qualidade de cada patrocinador pessoal.

Para que todos cresçam de forma independente, a matriz ideal a ser seguida deve ser única: o Sistema!

O pulo do gato (em profundidade)!
Se ainda não está claro, essa imagem vale mais que mil palavras:


Provavelmente você já notou a enorme diferença na qualidade de duplicação em profundidade, utilizando uma matriz sequencial (no estilo telefone-sem-fio) ou uma matriz única (o Sistema).

Na duplicação com a matriz sequencial, a qualidade diminui a cada nível, enquanto que na duplicação com matriz única isso não acontece. Mesmo que em alguns níveis a qualidade seja bastante reduzida (5 e 10, por exemplo), isso não interfere em nada na continuidade da duplicação, seja ela feita em 15, 50 ou 1.000 níveis.

Quer um exemplo prático do nosso dia-a-dia? Experimente tirar cópias das cópias em uma copiadora qualquer. Você vai notar uma perda de qualidade considerável a cada reprodução, até chegar a um resultado ilegível. O mesmo acontecia quando se copiava músicas de uma fita cassete para outra. A cada duplicação, perdia-se qualidade. Com a evolução tecnológica das mídias digitais, o que acontece agora? Os dados de um arquivo digital são codificados em uma matriz única. A menos que ele seja corrompido, você pode copiar um texto ou uma música milhões de vezes, sempre mantendo a mesma qualidade!

Ah! Isso também é importante: o que acontecia quando você copiava a fita cassete de um amigo e ela estragava? Era o fim da duplicação. Agora, com os backups da Era digital, você pode perder o arquivo e gerar outro sempre que necessário, não é mesmo?

O mesmo acontece com a sua rede, quando você promove a matriz ideal do Sistema. Mesmo que o seu downline do quarto nível seja um péssimo exemplo, faça tudo do jeito dele e deturpe as informações recebidas, o que acontece com o seu quinto nível? Nada. Seus downlines de quinto nível não precisam seguir a matriz "defeituosa". Seguindo o Sistema, eles irão aprender da fonte mais confiável e poderão avançar com a mesma qualidade. Ou seja, sua rede pode crescer mil níveis sem perder a qualidade!

Como aprimorar-se tendo como modelo a matriz ideal
Agora que você aprendeu a "piratear" as qualidades dos melhores líderes da sua empresa, não pode cometer o erro de pensar que a sua evolução pessoal é menos importante.

Não é bem assim. Ao duplicar a matriz única do Sistema, você permitirá que seus downlines aprendam e cresçam por conta própria, até mais rápido que você. Isto será ótimo para eles, mas não significa que você receberá grandes bônus. Na maioria das empresas, o seu ganho será proporcional à qualidade da sua liderança, e isto deve ser aprimorado continuamente.

Na próxima lição, veremos como fazer isso!

Um grande abraço,

Professor: Sergio Buaiz
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, tem atuado como Líder, Consultor e Treinador Profissional de Marketing Multinível há mais de 25 anos e é autor de cinco livros.

Conteúdo Programático:

Comentários:
Que bom, podermos duplicar de maneira correta, usando o SISTEMA. Só assim teremos uma equipe dentro dos padrões nescessários para o crescimento do negócio. Gostei e vou começar a indicar o SISTEMA para aqueles que querem crescer de maneira correta e eficaz.
— Antonio Pontes
A humildade (para reconhecer que não somos os "donos da verdade" em nossos ensinamentos de MMN) associada à promoção do Sistema podem formar uma grande equipe de sucesso neste negócio, exatamente porque deixamos de ser o centro das atenções para o novo Distribuidor e apresentamos a Matriz Ideal, que mostrará como a atividade funciona corretamente e com os resultados que todos desejam.
— Roberto Silva
Muito bom mesmo este curso. Muito obrigado pela oportunidade. Nesta lição, fica claro que o pilar para a DUPLICAÇÃO é o sistema.
— Clodoaldo Lopes
Para comentar esta lição e acessar todos os recursos interativos do nosso Curso, você deve fazer seu
login. Veja Todos os Comentários