Liderar é ser INDEPENDENTE!

Olá Amigo,

No último módulo, falamos sobre COMPROMETIMENTO. Vimos que as pessoas desistem no meio de seus projetos por falta de motivo, falta de visão, falta de foco ou falta de "ar". Portanto, para ter sucesso neste negócio, você precisa ser responsável com o seu projeto, elegendo um motivo forte o bastante para impulsioná-lo. Além disso, deve ter uma visão clara do mapa e um planejamento coerente, para controlar bem os seus recursos e chegar vivo até o final.

Isto significa que TUDO está em suas mãos. Você não pode esperar que seus uplines tenham as mesmas prioridades que você, nem que o Sistema defina o ritmo do seu crescimento. Da mesma forma, não pode esperar que seus downlines façam o que você gostaria que fizessem, para que você alcance seus objetivos. Cada um deve ter controle sobre sua própria estratégia para crescer neste negócio, porque o motivo, a visão, o planejamento e, principalmente, o "ar" são individuais.

Seus uplines e downlines até querem que você tenha muito sucesso, mas estão apenas ENVOLVIDOS no seu projeto. Eles são coadjuvantes na sua história. Ficarão felizes quando o seu bônus aumentar e você alcançar o próximo pin, mas estão verdadeiramente COMPROMETIDOS com o projeto deles. Quando tiverem que decidir entre apoiá-lo ou cuidar da própria sobrevivência, não pensarão duas vezes.

É aquela história do omelete. Enquanto a galinha está apenas envolvida e PARTICIPA levando os ovos, o porco sente na pele a dor de entrar com o bacon. Ele SIM está COMPROMETIDO!

Papai Noel só existe na imaginação...
Eu adoraria dizer para você que tudo correrá às mil maravilhas, que seus uplines estarão sempre a postos para apoiá-lo, que o Sistema funcionará perfeitamente, e que seus downlines serão todos responsáveis, dedicados, sinceros, previsíveis...

Por favor, não acredite em contos de fadas, nem deixe que o entusiasmo pelo negócio atrapalhe o seu discernimento. Coloque-se no lugar dos outros e você verá que também não será capaz de carregar o mundo nas costas, atendendo a todos, como eles esperam. Haverá momentos, e serão muitos, em que você terá que dizer "não" para seus uplines e downlines, pois isso tem a ver com os SEUS limites. É quando o seu instinto de sobrevivência falará mais alto, e você terá que decidir o que for melhor para VOCÊ, para a SUA família e para o SEU negócio.

Marketing Multinível é um jogo coletivo, mas as "peças" são INDEPENDENTES entre si. Aliás, como acontece em qualquer equipe. Por melhor que seja um jogador de basquete e sua importância no grupo, o que acontece quando ele se machuca? Entra outro em seu lugar. Isso também acontece nas empresas, nas bandas de rock e até nos relacionamentos amorosos. Em última instância, é cada um por si.

Pense coletivamente, mas aja individualmente!
Neste módulo, falaremos sobre diversas situações em que você deverá assumir o controle total, para que as coisas saiam conforme o seu plano, no tempo que você espera, e aproveitando ao máximo os recursos que você tem.

Haverá momentos em que você terá que assumir a responsabilidade por fazer do seu jeito, inclusive pelos outros, porque será importante para VOCÊ. Seja para alcançar uma meta pessoal, seja para minimizar as perdas e os riscos envolvidos.

Você terá que aprender a fazer tudo por conta própria, mesmo que seja melhor, mais cômodo e interessante contar com a ajuda dos outros. Você terá que cumprir tanto as tarefas menores e desagradáveis, quanto as mais nobres e gratificantes, para conquistar sua INDEPENDÊNCIA. Por isso, lembre-se: é melhor tirar nota 6 ou 7 em tudo, do que ser especialista em apenas uma matéria.

Um Líder de Marketing Multinível tem que ser capaz de construir tudo do zero, em outra cidade, sem conhecer ninguém, pois, quando isso acontece, ele tem real controle do seu negócio. A partir daí, chegar ao Topo é só uma questão de tempo.

Respire fundo e acredite: VOCÊ É CAPAZ!

Um grande abraço,

Professor: Sergio Buaiz
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, tem atuado como Líder, Consultor e Treinador Profissional de Marketing Multinível há mais de 25 anos e é autor de cinco livros.

Conteúdo Programático:

Comentários:
Muito grata Sergio, com sua clareza muito me ajudou no processo que me encontro, pois aprendi que tenho que fazer meus planos e contar comigo sem criar expectativa e contar com o trabalho do outro, pois cada um está comprometido com o seu sonho em particular.
— Angélica Abreu
Como sempre, o nosso querido Mentor e Mestre faz umas observações surpreendentes. Afinal, a grande questão é esta que ele nos coloca neste módulo: Estou preparado para abrir uma rede em outra cidade? Pela profundidade da resposta, todos que de fato já entenderam este negócio de MMN, sabem que vontade todos nós temos (e quanta! ); mas estamos preparados?
— Helio Faria
Querido professor Sergio Buaiz, só você para me fazer voltar a ter esperanças e acreditar em minha capacidade de SER e FAZER. Obrigada pelas suas lições que vem como um "soro na veia", e na véia também, hehe. Você foi e está sendo a luz da minha estrela da manhã. Obrigada meu mestre. Tudo que me diz, me impulsiona para o sucesso. Continuar até acertar e conseguir meus resultados. Obrigada, obrigada.
— Dalva Scisleski
Para comentar esta lição e acessar todos os recursos interativos do nosso Curso, você deve fazer seu
login. Veja Todos os Comentários