Ouça a voz da experiência

Olá Amigo,

No módulo passado, vimos que não é correto DEPENDER de seus uplines, downlines, do Sistema, e que você precisa declarar a sua INDEPENDÊNCIA para EMPREENDER este projeto, por sua própria conta e risco. Por outro lado, vimos também que INDEPENDÊNCIA é liberdade com responsabilidade. Ou seja, você tem que ser EXEMPLO, se comprometer com a melhoria contínua, aprimorando suas habilidades, cultivando bons valores e hábitos mais saudáveis, todos os dias.

A grande questão é: Como fazer isso, se talvez você nunca tenha feito nada parecido antes? Como garantir que você tomará as melhores DECISÕES ao longo do caminho, minimizando os riscos e aproveitando melhor as oportunidades que surgirem?

Só há uma resposta inteligente para essas perguntas: Você precisa de uma segunda opinião QUALIFICADA. Em outras palavras, você precisa se ACONSELHAR com alguém que tenha passado pelos mesmos desafios COM SUCESSO. Alguém com quem você se identifique e possa depositar CONFIANÇA.

ACONSELHE-SE com pessoas MELHORES que você
Existe um ditado que diz: "Se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia!" Eu não sei em qual idioma ele foi criado, nem o contexto em que surgiu, mas desconfio que sua tradução para o português foi muito infeliz. Afinal, a variável mais importante a se considerar — a QUALIDADE do conselho — é deixada de lado, causando as interpretações mais exdrúxulas.

Antes que você DECIDA se acredita ou não nesse ditado, eu pergunto: Conselho de quem, "cara-pálida"? Esta pessoa é QUALIFICADA para falar sobre o assunto? O conselho em questão está baseado em experiência comprovada ou é um mero "achismo", de alguém intrometido, futriqueiro e inconsequente?

Abra seus olhos, de uma vez por todas. Não confunda "achismo" e conselho. São coisas completamente diferentes. Opiniões todo mundo tem, mas você não pode entrar naquela mata fechada, desafiadora, e sair vivo de lá, VENCEDOR, sendo guiado por amadores!

Ninguém dá CONSELHO BOM de graça. Quanto melhor o conselho, mais caro é... mas VALE A PENA. Portanto, acostume-se a PAGAR BEM pelos conselhos que vão nortear suas DECISÕES mais importantes.

DECIDA em quem você acredita e VALORIZE seus conselhos
Quem você procura quando seu ente querido tem uma doença grave? O médico mais barato ou um especialista no assunto? Em qual escola você quer que seus filhos estudem, naquela bem conceituada ou qualquer uma serve? Quando você quer impressionar a namorada e obter "melhores resultados" em seu encontro amoroso, você a leva para comer um pastel na feira ou a um restaurante chique? Para as coisas mais importantes da sua vida, dê mais atenção ao VALOR do que ao preço.

Agora que você é INDEPENDENTE, pode escolher com quem deseja se ACONSELHAR, sobre todos os assuntos que lhe interessam. Quem será o seu CONSELHEIRO em Administração Financeira? Vendas? Liderança? Moda? Saúde? Oratória? Marketing Pessoal? Administração do Tempo? Relacionamentos? Espiritualidade? Não importa o tema, e sim o seu poder de escolha. Há um mundo de informações sobre tudo isso, e talvez você tenha se confundido muito até aqui, por seguir conselhos de amadores. A partir de agora, DECIDA quem serão os seus CONSELHEIROS em cada uma dessas áreas, e PAGUE o preço justo para estar bem assessorado.

Quanto maior for a sua capacidade de selecionar corretamente as pessoas QUALIFICADAS para ACONSELHÁ-LO, e quanto mais generoso você for para VALORIZÁ-LAS, maior será a riqueza que você irá acumular, em todos os sentidos.

Use todas as "moedas" que tiver para adquirir BONS conselhos
A essa altura, talvez você esteja pensando que não tem tanto dinheiro disponível, e que eu estou falando tudo isso para uma minoria privilegiada. Porém, antes que fique triste e negativo, vamos falar sobre as moedas de troca que VOCÊ e todo mundo têm.

1. Moeda Dinheiro: Grana, money, "bufunfa"... Sem dúvida alguma, ela é importante e abre muitas portas, porém não é a única. Mais que isso, você precisa dominar e usar todas as outras para, então, conquistá-la.

2. Moeda Tempo: A mais importante e igualitária de todas. Eu, você e todas as pessoas do mundo dispomos do mesmo tempo para realizar nossas tarefas diárias. Porém, algumas sabem aplicá-la melhor do que outras, obtendo melhores resultados.

3. Moeda Esforço: É a capacidade de enfrentar e superar desafios, que nem sempre são fáceis ou agradáveis. Porém, as pessoas que investem maior esforço para aprender, se desenvolver, encontrar soluções... fatalmente chegam mais longe!

4. Moeda Relacionamento: É a sabedoria para escolher com quem convivemos por mais tempo, investindo simpatia, respeito, amizade, educação... Podemos conviver com pessoas melhores ou piores, e isso determina a nossa mentalidade.

Obviamente, existem outras "moedas de troca" ilícitas, imorais e perigosas, com as quais ninguém deveria se envolver. São recursos dos desesperados, que não entendem a equação do mérito, da geração de VALOR.

Das quatro moedas, a única que talvez ainda não esteja sob o seu controle é a primeira. Porém, isso jamais será aceito como desculpa. Se você estiver realmente disposto a investir direito as outras três, dinheiro não será problema e você chegará aonde quiser!

CONSELHOS que VOCÊ pode comprar já!
Quando estamos dispostos a combinar tempo, esforço e relacionamento, conseguimos os CONSELHOS mais valiosos. O estudo, por exemplo, é uma combinação de tempo e esforço, que a maioria das pessoas não está disposta a investir, mas é acessível a todos. Quantos livros, áudios e vídeos de treinamento existem, sobre os mais variados temas? Quantos estão disponíveis gratuitamente nas bibliotecas, na Internet... hoje, o conhecimento está amplamente difundido, mas poucos se dispõem a obtê-lo.

Eu sou um leitor compulsivo, pois desde cedo aprendi que os livros são a forma mais barata de se obter CONSELHOS de especialistas. Eu tenho uma vasta coleção de CONSELHEIROS QUALIFICADOS, nas mais diversas áreas, a quem posso recorrer a qualquer momento. Eu paguei apenas uma vez e posso usá-los pela vida toda. Minha estante reúne um VALOR inestimável!

Sua participação em cursos, palestras e eventos gratuitos é outro exemplo da aplicação inteligente das suas moedas. Basta ficar atento às oportunidades para obter CONSELHOS valiosos. E aqui vale uma observação: Nesses casos, os conselhos são grátis para VOCÊ, porque outras pessoas estão pagando (patrocinadores, clientes indiretos etc), de alguma forma, por aquele conhecimento.

Para terminar, se você for hábil com a moeda "relacionamento", poderá abrir todas as portas que quiser. Os melhores CONSELHEIROS têm pensamentos elevados e gostam de contribuir com aqueles que são educados, simpáticos e demonstram real interesse no assunto que eles dominam. Essas pessoas investiram muito tempo, esforço e relacionamento, ao longo da vida, para chegarem onde estão, e VALORIZAM quem segue o mesmo caminho. Eles se identificam com pessoas esforçadas, determinadas e INDEPENDENTES como VOCÊ!

Tudo isso em Multinível
Depois de tudo o que falei, fica mais fácil entender a importância dos livros, áudios e vídeos de treinamento, dos eventos da Sua Empresa, da sua convivência com os uplines etc. São formas inteligentes e baratas de obter CONSELHOS valiosos para o seu desenvolvimento como Profissional de Marketing Multinível.

Mas há algo mais a se considerar, quando se trata do nosso negócio. Seus uplines não fazem nada de graça. Eles SÃO MUITO BEM PAGOS para ACONSELHAREM quem está disposto a crescer neste negócio. Eles reconhecem quem está investindo tempo, esforço e relacionamento, e retribuem com os melhores CONSELHOS do mundo. Eles sabem que, daqui a 1, 3, 5 anos, receberão fortunas por isso!

Seja inteligente e invista todas as suas moedas para conquistar o direito de SE ACONSELHAR com os melhores uplines. Saiba que eles dedicam cada vez mais tempo àqueles que demonstram maior interesse e potencial. Quanto mais você se esforçar para ser um bom aprendiz, mais eles vão se dispor a ajudá-lo!

A mágica da formação de lideranças está no ACONSELHAMENTO!

Um grande abraço,

Professor: Sergio Buaiz
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, tem atuado como Líder, Consultor e Treinador Profissional de Marketing Multinível há mais de 25 anos e é autor de cinco livros.

Conteúdo Programático:

Comentários:
Aprendemos sobre a importância do ACONSELHAMENTO com esteja capacitado (qualificado) para falar sobre o negócio, a experiência. Que seja um especialista confiável. É imprescindível pagar o preço justo para estar bem assessorado e acumular riqueza monetária, aproveitar o tempo, o esforço, o relacionamento, para maior aprendizagem e desempenho do saber. Para isso, investir em livros, áudios e vídeos de treinamento são formas de se obter brilhantes conselhos de especialistas, com baixo custo.
— Genessy Bertolini
Experiência não tem preço nem se tira nota fiscal mas é de extremo valor pra quem sabe aprecia-la. Melhor ainda é aprender com quem sabe e já percorreu o caminho da experiência, esta estrada leva longe seus caminhantes no sentido do sucesso.
— Sonia Faria
Nesta lição aprendi os valores das moedas — achei muito interessante e como o dinheiro é sempre resultado da busca do conhecimento de um trabalho comprometido e a importância de buscar informação com quem sabe mais, livros, vídeos etc...
— Angélica Abreu
Para comentar esta lição e acessar todos os recursos interativos do nosso Curso, você deve fazer seu
login. Veja Todos os Comentários