Sistema não é muleta...

Olá Amigo,

Logo no início do Curso, no módulo sobre DUPLICAÇÃO, destacamos o quanto é importante seguir o Sistema e duplicar a matriz ideal do seu negócio, utilizando as ferramentas oficiais da empresa e aquelas promovidas pela sua Linha Ascendente. Por várias vezes, enfatizamos que você deve participar e promover todos os eventos, porque entendemos que o Sistema é o melhor suporte para a sua organização. Porém, ser COMPROMETIDO com o seu Sistema não tem nada a ver com criar DEPENDÊNCIA dele. Um verdadeiro líder deve ser capaz de desenvolver o seu negócio em todas as circunstâncias, mesmo quando o Sistema não estiver disponível para apoiá-lo.

Geração de contatos, convites, vendas, recrutamentos e acompanhamentos são atividades que você deve fazer o tempo todo, em todos os lugares, com ou sem as ferramentas do Sistema. Por isso, você deve ser capaz de demonstrar alguns produtos e apresentar o Plano de Marketing da sua companhia em reuniões "um-a-um", ou em pequenos grupos, na mesa de um restaurante, na praia, na casa da vizinha, no aeroporto, ou sempre que surgir uma oportunidade. Afinal, nunca se sabe aonde você encontrará a próxima estrela da sua organização.

Infelizmente, vemos que algumas pessoas criam DEPENDÊNCIA do Sistema é só apresentam sua oportunidade nas reuniões públicas, uma ou duas vezes por semana. Elas esperam que todo o treinamento da sua equipe será dado naquele evento mensal da companhia, e muitas vezes deixam os downlines perdidos por 10, 20 ou 30 dias, sem orientação. E depois reclamam que as pessoas desistem!

Profissionalismo não tem nada a ver com disponibilidade
Quando falamos sobre criar um impulso, fazer números altos, gerar contatos, convites, demonstrar os produtos, apresentar a oportunidade, fazer o acompanhamento das 72 horas, todos os dias, todos os dias, TODOS OS DIAS, vem sempre alguém dizer que "não tem tempo" e que, por isso, o Multinível não é para ele. Quer saber? Aprendi que isso é "desculpite" de quem faz do Sistema a sua muleta.

Marketing Multinível é um negócio baseado 100% em pessoas, comunicação e relacionamentos. Portanto, quem trabalha, estuda e tem uma agenda lotada de compromissos diários têm um leque infinito de possibilidades. No ônibus, na fila do banco, no clube, no horário de almoço, na academia ou na festa de família, ser Profissional de Marketing Multinível é saber como aproveitar todas essas oportunidades para fazer "networking" e divulgar seu negócio.

Os eventos do Sistema são vitais para abrir a visão, envolver, treinar as pessoas e alinhar as estratégias, mas a verdadeira construção do negócio de Marketing Multinível acontece ENTRE os eventos. É o que você faz no seu dia-a-dia que determina a quantidade de pessoas que levará ao próximo evento do Sistema, e é isso o que realmente importa para o seu crescimento.

Não emburreça com as muletas tecnológicas
Quando eu comecei no Marketing Multinível, em 1993, não existia laptop, PowerPoint, datashow, DVD, Internet, YouTube, redes sociais e conferência virtual. Nossa principal ferramenta era um quadro branco, com pincel e apagador. Por isso, quem queria assumir o controle do seu negócio, tinha que aprender a mostrar o Plano de Marketing na raça, anotando e seguindo as orientações de seus líderes. Não havia gráficos coloridos, nem animações impactantes. Os principais recursos que utilizávamos era o sorriso, o brilho nos olhos e o tom de voz. Mesmo assim, o Marketing Multinível funcionava e já era um grande negócio.

Hoje, vejo que as pessoas não aprendem mais a mostrar o plano. Elas sabem apenas indicar sites, ler frases do PowerPoint ou assistir um DVD, ao lado de seus candidatos. As informações sobre o negócio são passadas com perfeição, mas o envolvimento emocional tem deixado MUITO a desejar. Apresentações automáticas, por melhor que sejam elaboradas, nunca transmitirão a confiança e o calor humano que CONVENCEM. O candidato pode até gostar da oportunidade, mas será que ele sente firmeza em VOCÊ como patrocinador?

Não há nada de errado em usar esses recursos, quando disponíveis, mas é preciso incluir seu tempero pessoal para que funcionem. Você tem que conhecer o plano de olhos fechados, para transmitir confiança no que diz. Seu brilho no olhar e tom de voz serão influenciados diretamente pela sua INDEPENDÊNCIA desses recursos. Além disso, líderes de verdade devem ser capazes de produzir longe deles.

VOCÊ tem que representar o Sistema com SIMPLICIDADE
Participe dos eventos oficiais da empresa e da sua liderança com a atitude de um verdadeiro Profissional. Observe e anote tudo o que for possível, nos mínimos detalhes, para que você possa duplicar o Sistema de casa-em-casa, em suas apresentações domiciliares e treinamentos de grupo. Você deve ser capaz de representá-lo SEM as ferramentas tecnológicas, para que o seu grupo possa duplicar o mesmo. Mantenha seu método de trabalho SIMPLES, para que tenha maior ALCANCE.

INDEPENDÊNCIA é usar o Sistema e as Ferramentas disponíveis, mas não se deixar paralisar pela falta delas. Se não existe reunião, organize a sua! Se não existe treinamento, prepare o seu! O seu grupo acontece a partir de você e da sua atitude.

Se não tem DVD, laptop, multimídia, etc, é até melhor! Aprenda a fazer o negócio de forma simples. Você tem que saber mostrar o plano com papel e caneta, em 15 minutos. Você tem que saber iniciar um novo Distribuidor em 72 horas. Falar sobre sonhos e escrever no papel. Falar sobre produtos, plano de marketing, linha ascendente e Sistema. Promover o autodesenvolvimento com áudios, vídeos e livros positivos. Montar um plano de ação para os primeiros 7, 15 e 30 dias. Organizar apresentações na casa dele. Fazer acompanhamento com os convidados dele. Desenvolver sua rede através do ABC. Não existe desculpa, e sim motivo!

O Sistema é maravilhoso, mas seu principal componente é humano. Você deve carregar o seu Sistema com você aonde for, nos pensamentos e, principalmente, no coração.

Um grande abraço,

Professor: Sergio Buaiz
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, tem atuado como Líder, Consultor e Treinador Profissional de Marketing Multinível há mais de 25 anos e é autor de cinco livros.

Conteúdo Programático:

Comentários:
Espero que minhas palavras encontrem eco. Aqui é a fonte. Mas porque temos dificuldade em trazer as pessoas até aqui? Ainda nem terminamos... E já sinto falta de tanto conhecimento que o Sergio nos transmite. Com os meus, vou focar nas 3 primeiras chaves. E espero assim, que "eles" mesmos decidam-se a vir pra cá... E crescer mais ainda!
— Helio Faria
O Sergio, como sempre muito oportuno, me fez lembrar que gerar contatos, convites, vendas, RECRUTAMENTOs, acompanhamentos são atividades que devo fazer sempre, e carregar o Sistema comigo no pensamento e, principalmente, no coração, e aproveitar todas as oportunidades de networking.
— Angélica Abreu
Concordo que o sistema é a base para o início e desenvolvimento do nosso negócio em MMN. Concordo também que não se pode ficar 100% dependente do sistema da empresa. Neste ponto, entra a percepção, o bom senso e o interesse do líder ao apresentar o negócio, de forma que este vá ao encontro das necessidades do prospecto, e isso nem sempre o sistema prevê. Usemos o sistema como ferramenta, sem esquecer o toque pessoal em cada apresentação.
— Antonio Avelino
Para comentar esta lição e acessar todos os recursos interativos do nosso Curso, você deve fazer seu
login. Veja Todos os Comentários