Dia após dia, após dia...

Olá Amigo,

Noite após noite, após noite, sábado, domingo e feriado, por 2, 3, 5 ou 10 anos, dependendo do seu ritmo, das suas escolhas e, principalmente, da sua CONSISTÊNCIA. Sim, este é o preço a ser pago para se tornar um líder EXCELENTE.

Você pode ganhar muito dinheiro durante a sua jornada, mas somente terá desenvolvido as habilidades e competências necessárias para se manter no Topo, após exercitar-se continuamente, colocando em prática tudo o que nós vimos até aqui. É isso que você precisa fazer para escrever uma história de sucesso inspiradora, capaz de despertar a admiração dos seus seguidores e garantir sua segurança futura no Multinível.

A regra das 10 mil horas
No livro "Fora de série: Outliers", há um capítulo inteiro dedicado a esta regra, que quantifica a CONSISTÊNCIA. Analisando a biografia de personalidades muito bem-sucedidas, em diversas áreas, o autor Malcolm Gladwell demonstra que os "fora de série" chegaram ao nível de excelência que os consagrou após 10 mil horas de prática.

Veja alguns exemplos:

Mozart começou a compor aos 6 anos, mas suas obras iniciais não são excepcionais. Sua primeira obra-prima (Nº 9, K.271) só foi criada quando ele tinha 21 anos, após 15 anos como compositor CONSISTENTE.

Os Beatles despontaram para o mundo em 1964, "invadindo" os Estados Unidos, mas já estavam juntos desde 1957. Para se ter uma idéia da sua CONSISTÊNCIA, somente entre os anos de 1960 e 1962, eles fizeram 5 temporadas de shows em Hamburgo, na Alemanha, totalizando 270 apresentações, de 8 horas cada. Eles treinaram um vasto repertório e estavam cada vez mais entrosados. No total, estima-se que tenham feito cerca de 1.200 apresentações antes de estourarem na mídia.

Bill Gates estava no lugar certo, na hora certa, e soube aproveitar. Aos 13 anos, ele morava em Seattle e sua escola (Lakeside) foi uma das pioneiras em adquirir um terminal de computador, antes mesmo da maioria das faculdades americanas. Entretanto, como o custo de manutenção era caríssimo, a escola fez um convênio com uma firma de computação (C-Cubed), onde os alunos interessados poderiam testar seus programas nos fins de semana, em troca de tempo de programação grátis. Em resumo, Gates ainda era um adolescente e passava mais de 30 horas por semana programando, CONSISTENTEMENTE. Quando deixou Harvard, após o segundo ano, para criar sua empresa de software, já programava há 7 anos e havia ultrapassado bastante as 10 mil horas de prática.

Que tal pesquisar em outras biografias de pessoas muito bem-sucedidas, para conferir se a regra das 10 mil horas se confirma?

A regra dos 1.000 MOPs
Quando eu iniciei minha carreira no Multinível, em 1993, tive a sorte de ser patrocinado em um Sistema fortíssimo, que me ensinou toda a base que eu precisava para me desenvolver como Profissional desta área. Já se passaram 17 anos e, não por acaso, centenas de líderes destacados, nas mais diversas empresas, começaram naquele mesmo Sistema de Treinamento.

Nós aprendemos muita coisa interessante, e uma delas era a CONSISTÊNCIA em MOP (Mostrar O Plano). Éramos ensinados a Mostrar O Plano nas primeiras semanas de negócio, porque este era o índice individual mais promovido e avaliado. E a meta mais importante era fazer 30 MOPs por mês.

Eu me lembro que meus líderes ascendentes também tinham o costume de controlar o número de MOPs total, em um papel com 1.000 quadradinhos. Eles diziam que bastava completar aquele quadro para subir no Plano de Marketing. Ou seja, quem apresentasse a oportunidade 1.000 vezes chegaria ao Topo. Considerando a média de 30 por mês, isto aconteceria em 34 meses. Tínhamos a liberdade de acelerar ou diminuir o ritmo, mas os 1.000 MOPs eram inegociáveis.


Baixe o seu Quadro de MOPs
IMPORTANTE: A prática era mais valorizada que a quantidade ou qualidade das pessoas na audiência. Ou seja, tanto fazia Mostrar O Plano individualmente, como para grupos de 10, 20 ou 100 pessoas. Cada apresentação significava 1 MOP. Além disso, não importava se os convidados eram contatos pessoais ou de seus downlines. Se você apresentasse a oportunidade, também valia 1 MOP.

Até hoje, eu não conheço uma pessoa que tenha completado os 1.000 MOPs na mesma empresa, que não tenha chegado ao Topo, no Plano de Marketing. Por isso, sugiro que você baixe, imprima o seu Quadro de MOPs e comece hoje mesmo a sua escalada para o sucesso!

CONSISTÊNCIA no Sistema
Além de controlar os números de MOPs, também aprendi que devemos manter a CONSISTÊNCIA dos nossos números no Sistema.

Apresentações Públicas: Participe de 250 apresentações públicas da sua oportunidade para ser um líder exemplar (média de 1 por semana, por 5 anos consecutivos).

Seminários de Treinamento: Participe de 60 seminários de treinamento da sua oportunidade para ser um líder exemplar (média de 1 por mês, por 5 anos consecutivos).

Convenções Nacionais: Participe de 5 convenções da sua oportunidade para ser um líder exemplar (média de 1 por ano, por 5 anos consecutivos).

É a CONSISTÊNCIA da sua participação no Sistema que fará de você um líder mais preparado e respeitado, para manter-se no Topo.

CONSISTÊNCIA no Autodesenvolvimento
Outra lição valiosa daquela época, que trago comigo até hoje, é a disciplina diária para o autodesenvolvimento. É um checklist de pequenas ações que devemos fazer CONSISTENTEMENTE, para crescermos como líderes.

Você pode adaptá-lo a sua oportunidade, mas cada item é importantíssimo:

1. Agradecer
2. Rever metas e sonhos
3. Ler por 15 minutos um livro positivo
4. Escutar um áudio ou vídeo de treinamento
5. Usar os produtos da sua empresa
6. Cuidar da sua saúde (alimentação e exercício)
7. Fazer novos contatos
8. MOP e Acompanhamentos
9. Conviver com a família
10. Planejar o dia seguinte

Experimente seguir este roteiro diário por 90 dias, CONSISTENTEMENTE, e sua transformação será maravilhosa!

Um grande abraço,

Professor: Sergio Buaiz
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, tem atuado como Líder, Consultor e Treinador Profissional de Marketing Multinível há mais de 25 anos e é autor de cinco livros.