Como agir para melhorar
seus resultados?

Olá Amigo,

Na lição passada, vimos que "Multinível é Comunicação", e que apenas 7% do nosso poder de influência está nas palavras. Ou seja, nosso tom de voz e fisiologia são muito mais determinantes para os resultados, que as informações técnicas dos produtos e serviços, plano de marketing, faturamento da empresa, estratégia pessoal etc.

Eu sei bem como é isso, pois sempre fui um pesquisador voraz. Logo que entrei para o Marketing Multinível, quis conhecer a história da minha companhia e entender o plano de marketing em detalhes. Até aí, não haveria problema. Investigar era um direito que eu tinha e me tornava mais confiante. O problema era que eu insistia em despejar todas essas informações técnicas em qualquer apresentação para convidados, e não entendia porque eles achavam o negócio "complicado".

Só depois eu fui entender que não vendemos "características", e sim "benefícios". O cliente ou candidato que você pretende recrutar, normalmente não tem tempo, nem paciência para analisar tantas informações. Para você, esse discurso pode fazer um enorme sentido e estar decorado, na ponta da língua, mas ele nunca viu isso antes. O seu objetivo ali não é treiná-lo, e sim despertar interesse. Dê um passo de cada vez!

Segurança e entusiasmo
Se você não está conseguindo resultados satisfatórios com vendas e recrutamento, experimente mudar a sua POSTURA. Preocupe-se menos com as palavras e números, e concentre toda a sua energia em transmitir os benefícios da sua proposta.

Em primeiro lugar, prepare-se mentalmente antes de qualquer abordagem. Reserve alguns minutos para lembrar como seus produtos ou serviços são sensacionais. Em seguida, pense em tudo o que essa oportunidade representa para você, e como será maravilhoso ajudar aquela pessoa a ter os melhores resultados. O que você acha que ela está realmente precisando, e como você pretende ajudá-la?

Pronto! Parte da sua estratégia está montada. Agora, você precisa mentalizar que dará tudo certo. Respire profunda e calmamente, para relaxar. Em seguida, imagine aquela pessoa comprando seus produtos ou se inscrevendo na sua equipe. Sinta como isto será bom!

Se você for daquele tipo cético, que não acredita na força que isso traz, eu poderia escrever um novo livro explicando tudo o que acontece biologicamente no seu corpo, quando faz esse tipo de exercício, mas não queremos aqui focar nas "características", e sim nos "benefícios". O que realmente importa é o resultado que isso reflete no sorriso do seu rosto, no brilho do seu olhar, no seu tom de voz e no seu estado mental de excelência. Eu GARANTO que funciona. Simplesmente porque você faz melhor o que tem que ser feito, quando cuida da sua POSTURA primeiro!

Isso também vale para entrevistas de emprego, provas na faculdade, primeiro encontro amoroso etc.

Emoção é QUASE tudo!
Nos últimos anos, tem se falado muito das múltiplas inteligências, e que não basta um alto QI para o sucesso profissional. Precisamos conhecer e gerenciar nossas emoções com inteligência, para que elas nos ajudem a produzir melhor, ao invés do contrário.

Porém, é óbvio que isso não é tudo. Não adianta você chegar todo sorridente, se não conseguir transmitir direito a sua mensagem. Da mesma forma, por melhor que você faça a apresentação, nem sempre você conseguirá vender ou recrutar. Isso também depende de outras variáveis que não estão sob o seu controle. A pessoa também tem direito de achar que a sua proposta não é tão boa, ou talvez não seja o melhor momento, na opinião dela. O fato é que você terá feito o seu melhor e a probabilidade de sucesso aumentará bastante. Sem contar que esse estado mental o ajudará a reagir melhor diante dos desafios que encontrará pelo caminho.

Cuidando da sua POSTURA, você transmite profissionalismo e as pessoas passam a lhe respeitar mais. Mesmo quando vem uma resposta negativa, ela costuma ser mais educada e jamais definitiva. Você deixa uma impressão tão boa, que pode resultar em indicações ou novas oportunidades de venda e recrutamento no futuro.

Com melhores resultados, você também controla melhor suas emoções e não sofre tanto quando alguém lhe diz "não". Ou seja, você melhora cada vez que repete esse processo, em uma espiral positiva sem fim:

"A POSTURA melhora seus resultados, que melhoram sua POSTURA!"

Um grande abraço,

Professor: Sergio Buaiz
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, tem atuado como Líder, Consultor e Treinador Profissional de Marketing Multinível há mais de 25 anos e é autor de cinco livros.

Conteúdo Programático:

Comentários:
Aprendi que "Multinível é Comunicação". Comunicar não é despejar que as pessoas novas no negócio entendam sobre as informações técnicas. É preciso concentrar energia em transmitir os benefícios da proposta, levar a pessoa a pensar sobre o que a oportunidade representa para ela. A Emoção é indispensável. Não basta um alto QI, para o sucesso é preciso conhecer e gerênciar emoções com inteligência e profissionalismo, pois "A POSTURA melhora os resultados, que melhoram a POSTURA! ".
— Genessy Bertolini
Bem legal este lembrete e para minha surpresa isso eu ja vinha praticando quero melhorar cada vez mais a minha POSTURA muito obrigada pelo lembrete. Um abraço.
— Gildete Conceicao
É realmente a POSTURA é fundamental. A partir de agora vou melhorar mais minha POSTURA, demostrando mais profissionalismo no meu negócio. Entendi também que POSTURA, mesmo nas horas difício é importante. Obrigado Sergio.
— Roosevelt Simões
Para comentar esta lição e acessar todos os recursos interativos do nosso Curso, você deve fazer seu
login. Veja Todos os Comentários