Elabore e execute o SEU
plano de ação com seriedade

Olá Amigo,

Agora, que você já tem um motivo ARDENTE, conhece o mapa do caminho que o levará até a tão sonhada Liberdade Financeira, e está COMPROMETIDO a chegar lá, isso deve ser a sua prioridade. Então, você precisa organizar seus recursos e idéias, de modo responsável, para realizar o seu projeto, com o melhor aproveitamento possível. Esse deve ser o seu foco, para que consiga fazer direito, o que tem que ser feito.

Quanto tempo e dinheiro você dispõe para investir no seu negócio? Qual será a sua estratégia para conseguir recursos suficientes para se manter no foco, em cada etapa do percurso? Dá para apertar um pouco mais seus outros compromissos, para concentrar mais energia aqui? Em quanto tempo precisa de quais resultados, para continuar com fôlego para seguir adiante? Você enxerga com clareza seus limites?

Faça um levantamento do seu custo de vida e o custo operacional do seu negócio. Quanto você precisa ganhar para equilibrar seu orçamento? Dá para adiar alguma despesa? Dá para cortar alguns excessos?

Desenhe no papel o seu calendário semanal. Quantas horas por dia você pretende dedicar ao seu negócio? Quais são os horários reservados para fazer suas apresentações? Participar de eventos de treinamento? Fazer seus acompanhamentos? Quando você irá afiar o seu machado, lendo um livro positivo, escutando um áudio motivacional... faça um planejamento minucioso para não desperdiçar o seu tempo, que é o recurso mais precioso que dispomos, e que vale MUITO dinheiro!

Você já fez isso antes!
Para quem não tem muita experiência com negócios, tudo o que estou dizendo pode parecer um tanto nebuloso, mas a verdade é que não há muita diferença entre planejar isso e outras coisas que você já fez na sua vida.

Quando decidimos cursar uma faculdade, reservamos tempo e dinheiro para aquela realização. Da mesma forma, quem deseja se casar, precisa listar todos os preparativos, definir aonde vai morar, se terá festa, como será a cerimônia etc. E quando um casal decide ter filhos, o que precisa fazer durante os nove meses de espera? Enxoval, maternidade, reforma... Tudo tem que ser planejado para dar certo. O mesmo acontece quando você vai construir uma casa, abrir um negócio próprio, fazer uma viagem, organizar uma festa, passear com os amigos... seguramente, você já planejou alguma coisa desse tipo e sabe exatamente como fazer.

O maior desafio é visualizar sua realização antes que ela aconteça. A partir daí, basta listar todos os detalhes e pensar na melhor maneira de viabilizá-los.

Transforme seus sonhos em metas
Muita gente torce o nariz quando ouve falar de "sonhos", mas eles são ponto de partida para todas as grandes realizações. Seja em sua vida pessoal ou profissional, tudo o que você conquistou até aqui nasceu de um sonho, seu ou de alguém capaz de inspirá-lo.

Quando sonhamos, podemos imaginar qualquer coisa. Então, precisamos escolher aqueles sonhos que realmente valem a pena, que tornam-se desejos ardentes e nos motivam a sair da nossa zona de conforto. Até aí, são apenas sonhos, mas já despertam uma energia muito poderosa em nossos corações. Eles já são capazes de nos inspirar e nos fazer mais felizes...

O grande problema, que leva algumas pessoas a criticarem quem sonha, é o sentimento de frustração que as acompanha. Ao longo da vida, elas sonharam com muitas coisas, mas não souberam como transformá-las em metas SMART:

  • Specific (Específicas)
  • Measurable (Mensuráveis)
  • Attainable/Achievable (Atingíveis/Alcançáveis)
  • Relevant/Realistic (Relevantes/Realistas)
  • Timely/Time-bound (Oportunas/Temporais)

    A partir do momento em que um sonho vira prioridade para você, é necessário transformá-lo em um projeto. Você estabelece um objetivo final e metas intermediárias no caminho, que servem como pontos de controle para você avaliar seus progressos. O espaço entre cada meta deve ser SMART, para que você tenha controle dos seus recursos e, principalmente, das suas expectativas.

    Sabendo que a faculdade leva quatro anos, você não espera que sairá formado daqui a um ano... então não se frustra! Da mesma forma, você sabe que o filho não vai nascer antes dos nove meses, nem saberá ler, escrever, andar ou pagar suas contas... você já sabe que terá que mantê-lo até a vida adulta! Você também sabe que um ano tem 365 dias, que a sua conta bancária tem um limite azul e outro vermelho... ou seja, você tem as informações que precisa para montar um plano consciente e realizá-lo, sem ansiedade, sem expectativas exageradas e sem frustrações.

    Exercitando isso, você passa a controlar melhor suas dores. Você sabe até onde o seu corpo e a sua mente suportam, e aprende a expandir seus limites, como os atletas expandem seus músculos e os cientistas expandem seus conhecimentos!

    COMPROMETA-SE a manter o controle
    Um dos maiores motivos para as pessoas desistirem de seus projetos é a falta de um planejamento consciente. Outro motivo, é a falta de controle sobre os próprios recursos. Elas deixam o tempo passar e gastam mais do que podem, até esgotarem suas reservas. É o que eu chamo de "falta de ar". Não há sonho que sobreviva à falta de ar...

    Você já tem conhecimentos suficientes sobre isso para pegar o seu caderno e elaborar um plano consciente. Faça o primeiro esboço agora e revise com seu líder ascendente. Peça a opinião de alguém mais experiente, para saber se você está sendo realista. Sugiro que pesquise sobre as metas SMART na Internet. Tem muito material interessante sobre isso disponível.

    E se você nunca fez isso antes, fique tranquilo. O primeiro planejamento não sairá perfeito mesmo, como toda "primeira vez". O importante é fazer, exercitar, e revisar o seu planejamento, de tempos em tempos, até pegar o jeito.

    Você pode ter metas diárias, semanais, mensais, trimestrais, semestrais, anuais... mas saiba que, quanto maior é o período, menos precisas são as suas metas, e mais difícil é controlar seus recursos. Portanto, quebre seus grandes objetivos em metas menores, para facilitar sua vida.

    Quando dominar essa técnica, todos os seus sonhos serão possíveis!

    Um grande abraço,

    Professor: Sergio Buaiz
    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, tem atuado como Líder, Consultor e Treinador Profissional de Marketing Multinível há mais de 25 anos e é autor de cinco livros.
  • Conteúdo Programático:

    Comentários:
    Obrigado Sergio! Voce realmente me inspira e motiva cada dia, sabemos que sosinhos não chegaremos longe, e suas lições são para mim motivo de inspiração, sabedoria e insentivo.
    — Valdilei Sales
    Esta lição lembra o quanto é importante saber a diferença entre persistência e teimosia. Na persistência buscamos um objetivo e, se não alcançamos, mudamos as estratégias de ação e trabalhamos ATÉ alcançá-lo. Na teimosia buscamos um objetivo e, se não alcançamos, insistimos na mesma estratégia por muitos e muitos anos sem fazer as alterações necessárias e sem ouvir quem tem sucesso no negócio. E você, está sendo persistente ou teimoso (a)?
    — Roberto Silva
    Tudo na Vida realmente requer planejamento, disciplina e prazo de realização, para não nos enrolarmos. E as metas devem só depender de nós e estar ao nosso alcance. Sergio, são muito legais os seus exemplos, comparando com o dia-a-dia, fatos comuns a todos. A divisão da meta maior em pedaços menores e o aproveitamento do tempo são muito importantes. Resumindo: Fazer o melhor sempre, passo a passo.
    — Angélica Abreu
    Para comentar esta lição e acessar todos os recursos interativos do nosso Curso, você deve fazer seu
    login. Veja Todos os Comentários